1 - Não acredite que a faculdade de Jornalismo irá ajudá-lo a se preparar para a carreira de jornalista. Porque a sua carreira de jornalista já começa a partir do momento em que você posta uma notícia ou uma foto na Web. Todos que postam online têm o potencial de se tornar um Jornalista. Você irá para a faculdade de Jornalismo apenas para aprimorar uma carreira que você já começou, e não se lançar nela.
(É por essa mentalidade que o diploma de jornalismo caiu no nosso país. Nem todo mundo que escreve alguma coisa na internet pode ser considerado um jornalista. Muitas coisas a gente só aprende na faculdade mesmo, ou então através da experiência adquirida no trabalho. Acho muito legal a abertura dos grandes meios de comunicação para a participação dos leitores, mas daí a chamá-los de jornalistas já é demais!).
2 - Audiência é poder para quem procura um emprego no jonarlismo. Segundo ele, na hora de um entrevista, se você estiver concorrendo com uma pessoa extremamente preparada e com uma boa experiência e você não tiver NADA no currículo, ainda tem chances de conseguir a vaga. Como? Com um blog!! Se o seu blog for muito bom e com milhares de visitas, com certeza eles te escolherão.
(Ok, nem preciso comentar esse equívoco!)
3. Sua network é tão importante quanto sua carreira. (Com isso eu concordo!).
4. Procure sua paixão e se aprofunde nela. (Com isso eu tb concordo!! Quem sabe pouco de muita coisa, acaba não sabendo de nada! É importante se especializar em uma área de grande interesse pessoal.)
5. Se porte como um jornalista, sempre. Qualquer coisinha boba que você poste no Twitter ou Facebook podem ter um reflexo negativo na carreira que você tanto luta para construir.
(Isso é verdade. Tenho muitos exemplos de como o Twitter atrapalhou em algumas situações dentro do ambiente de trabalho)
Anyway, é isso!! Quem quiser ler as dicas do Robert na íntegra, pode entrar no blog dele, http://www.ojr.org/ojr/people/robert/201008/1878/
Não que ele esteja falando coisas de outro mundo, mas acho rígido demais
ResponderExcluirDiscordo da dispensa do jornalista ser obrigado a cursar uma faculdade de jornalismo. Essa premissa, se levada às últimas conseqüências, provocaria o fechamento de praticamente todas as faculdades, porquanto todas ensinam o caminho, o básico. Diz-se que elas dão a teoria e a prática vem com o exercício do que foi apontdo como indispensável na faculdade. Ademais, é um desestímulo a um aluno - e citemos o jornalismo - cursar 4 anos numa faculdade e não encontrar mercado de trabalho porque um "Zé Mané", por ter prestígio político ou privilegiada situação financeira tomar os espaços em jornais por diletantismo e, obviamente, por vaidade. Ele não conhece a essência; os fundamentos do que está dizendo. Apenas repetindo o que dizem ou consultando sites. Acho ilegal o exercício do jornalismo se a pessoa não cursou uma faculdade que o habilitou - com diploma - para isso. Nilmar Velasco
ResponderExcluirTambém acho um formato muito rígido...
ResponderExcluirEu também acho.
ResponderExcluir