quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Escravas da Moda

Achei essa reportagem da Marie Claire muito boa. Primeiro me supreendi com a denúncia feita pela revista. Não esperava uma matéria deste tipo em uma publicação como essa. Sempre li matérias sobre exploração do trabalho escravo em países asiáticos, quase sempre ligada às grandes empresas como Nike e Adidas. Inclusive tenho uma amiga que voltou recentemente da Europa e ficou maravilhada com os preços das roupas (vestidos por 4 euros, bolsas por 1 euro). Quando chamaram atenção para esse fato, ela se surpreendeu por não ter feito a ligação antes e se sentiu mal por ter consumido estes produtos.
Mas, voltando para a matéria. Sempre soube dessa prática lá fora e já ouvi denúncias de trabalho escravo em alguns lugares do interior do Brasil, mas nunca ia imaginar que isso aconteceria em São Paulo. Tráfico de pessoas, gente trabalhando 20 horas por dia por um prato de comida. E tudo isso para alimentar as aspirações capitalistas das grandes empresas do ramo da moda, como a loja Marisa. É uma forma de conscientização do consumidor, para que ele saiba o que está por trás daquele precinho barato. 
Bom, é isso! Fica a dica.

http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI163814-17737,00-ESCRAVAS+DA+MODA+COSTUREIRAS+BOLIVIANAS+SAO+A+PARTE+MAIS+FRAGIL+DE+UMA+REDE.html

2 comentários: