quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cloud Computing

Vocês já ouviram falar em cloud computing? Pois na semana passada eu estava conversando com uma menina do meu trabalho e ela disse que tinha guardado um arquivo na nuvem. Eu pensei: "Que negócio é esse de nuvem? Do que ela está falando"?
Bem, hoje, eu cheguei na aula e era sobre isso: Cloud Computing. E tudo fez sentido pra mim! ;o)

O Cloud Compunting, ou Computação em Nuvem, é a ideia de usarmos, em qualquer lugar, as mais variadas aplicações, programas, fotos e arquivos através da internet, com a mesma facilidade de tê-los instalados no nosso computador. É como se eles ficassem em uma nuvem, em algum lugar da net, e sempre te acompanhessem!! Entenderam a analogia? hehehe

Então não precisamos mais nos preocupar em fazer backup ou expandir a memória ram da máquina. E nem em instalar os programas! Não é demais isso? Até eu que sou um pouco (bastante) avessa à novas tecnologias, adorei essa história.

Quem quer conhecer mais sobre o assunto, pode entrar nesse link, que tem uma matéria sobre os 5 fatos que todo profissional de Cloud Computing deve saber:

http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/09/15/5-fatos-que-todo-profissional-de-cloud-computing-deve-saber-de-cor/

O novo vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Dezena, anunciou no mês de Agosto que o Banco do Brasil está partindo para o desafio da computação em nuvem. O projeto ainda está em fase embrionária, mas ele assegurou que a instituição deverá adotar toda a tecnologia disponível nesse segmento, pois isso gera redução de custos e otimização de serviços. E você, já pensou em aderir à tecnologia em nuvem na sua empresa?

5 comentários:

  1. Também já tinha ouvido falar, mas não tinha enetendido. Obrigado pela dica!
    ;*;
    Lucas Alcantara

    ResponderExcluir
  2. eu também já tinha escutado algo do tipo mas nao tinha entendido nada.. hahaha

    gente imagina?! que isso
    onde esse mundo vai parar?

    mas te falar que ter os meus programas em qualquer lugar, vai ser um adianto na minha vida hahahhahaha

    beijos

    carol scisinio

    ResponderExcluir
  3. se papai ler isso vai querer q vc instale no computador dele! hahaha

    ResponderExcluir
  4. eu nunca tinha escutado nada sobre isso, mas adorei... é um super adianto!

    Clara

    ResponderExcluir
  5. poxa que legal.. isso é muito bom para pessoas que utilizam 12314525 computadores... é muito mais prático concentrar tudo na rede!

    ResponderExcluir