quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Você conhece o Sree?

Hoje eu conheci o trabalho de um cara muito legal. Para começar ele é indiano e decano da faculdade de jornalismo de Columbia e faz um sucesso imenso lá pelos Estados Unidos. Ele tem um site: www.sree.net/, twitter: @sreenet e comanda um jornal online junto com a turma dele, que é o www.dnainfo.com.




No site ele dá umas dicas, as Sree Tips, sobre o que ele acha que os alunos devem aprender. Uma muito boa, muito construtiva pra mim, que sou bem limitada quando o assunto é internet é a que ele fala sobre as coisas que o Google faz e que poucas pessoas não sabem. Então, vamos ao que interessa!



A verdade é que, muitas pessoas, assim como eu, só usam o Google como ferramenta de busca. Mas ele pode fazer coisas que você nem imagina!! Afinal, a empresa não se tornou o império que é à toa!



Você sabia que:



Ao invés de entrar na página do Google toda vez que você quer achar alguma coisa, você pode ter um toolbar, que fica ali do ladinho superior direito da página. (Esse eu conheço! É muito prático!)



Você pode baixar no desktop.google.com uma ferramenta de busca interna nos seus arquivos do computador. Segundo o Sree, a busca é feita rapidamente,e só serve para computadores que usam Windows.



O Google Alerts serve pra você receber e-mails cada vez que uma palavra ou frase que você estiver interessado. É uma ótima forma de saber o que está aparecendo na internet sobre você ou alguma história em que você esteja interessado. Pode baixar essa ferramenta no google.com/alerts.



O news.google.com facilita a sua vida porque faz uma busca em todos os sites de notícias, o que evita o trabalho de entrar em todos os sites dos grandes jornais quando estamos pesquisando algum assunto.



Já o scholar.google.com faz uma busca especificada nos jornais acadêmicos ou em publicações semelhantes.



O Google procura por páginas em diversas línguas e pode traduzir textos ou páginas inteiras em Francês, Espanhol, Italiano, Chinê, Japonês, Coreano e muito mais.(Essa eu já usei. Dá pra entender o geral, mas a tradução ébem tosca!)



Para conseguir as definições das palavras, digite define antes. Exemplo define:ball.



São muuuitas as dicas, então, se você tiver interessado em saber mais coisas que o Google faz por você, entre em www.sreetips.com/google

7 comentários:

  1. Eu não sabia de nada disso.
    Pra falar a verdade, já esqueci tudo que o Google é capaz de fazer por mim.
    Ficou uma questão: como vivi 56 anos sem ele????
    rosane coelho

    ResponderExcluir
  2. O google mudou e dominou o cybermundo. Todas as respostas devem estar lá, basta saber como perguntar... eu nem gosto muito dessa idéia, pq isso pode significar acesso irrestrito a informação e consequente mal uso. =(
    Eu simplesmente odeio quando ouço reproduções do wiki para assuntos sérios e complexos.. o google trouxe um problema. Hoje, qualquer um pode fingir ser qualquer coisa. Não sabe fazer? procura no google!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Google poderia fazer mais ainda! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Anna,

    Eu também não conhecia muitas dessas dicas!

    ResponderExcluir